quarta-feira, 18 de abril de 2012

Matéria de Física do dia 20/04

Matéria, propriedades e estados Físicos

O que é Física?
Física (do grego antigo: φύσις physis "natureza") é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências. Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo.
O que são Fenômenos Físicos?
Fenômeno físico é toda transformação da matéria que ocorre sem a formação de novas substâncias.
Exemplos:O fogo, fusão do gelo, a ebulição da água,o acender de uma lâmpada,etc.
A quantidade de matéria é definida pela massa, que é medida em gramas(g) ou quilogramas(k). É diferente de Peso, que a força resultante da atração do centro da Terra . O volume é o espaço ocupado por um corpo, que é medido em metros cúbicos ( m3), centímetros cúbicos(cm3) e litros(ℓ) .

Propriedades da matéria

 d=m/v
 
Densidade: A densidade, é a divisão da massa pelo volume. Por exemplo, 1g de água ocupa 1cm3 .



                                                        
Impenetrabilidade: Outra propriedade da Matéria é de que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço.Ex, quando entramos em uma banheira, nós deslocamos uma massa de água igual a massa do nosso corpo.
Inércia: Todo corpo em movimento ou em repouso tende a permanecer em repouso ou em movimento ao menos que uma força aja sobre ele.Ex: quando um carro é frado bruscamente nosso corpo tende a ser arremessado para frente se não estivermos protegidos pelo cinto de segurança.
Conservação: a matéria não pode ser criada, destruída, mas somente transformada.(lei de Lavosier)

Estados físicos da matéria

A matéria pode estar nos seguintes estados físicos:
Sólido: os átomos estão bem unidos e o corpo tem forma e volume definidos.
Líquido: os átomos estão um pouco mais distante um do outro e o corpo toma forma dos objetos que o contem, as o volume permanece constante.
Gasoso: os átomos estão bem distante um do outro e não possuem nem forma e volume definido.O volume pode ser comprimido ou expandido.

Transformações no estado físico da matéria:

Solidificação: Mudança do estado físico líquido para sólido . Quando colocamos água no congelador.
Fusão: mudança do estado sólido para líquido. Cada substancia tem seu ponto de fusão, que é a temperatura que ocorre a mudança. O gelo, por exemplo, começa a derreter a 0º C
Vaporização: mudança do estado líquido para gasoso.Pode ocorrer de forma muito lenta, como por exemplo, quando deixamos secar roupa no varal. Isso é chamado de Evaporação.Ocorre quando aumentamos a temperatura ou reduzimos a pressão .Ex, quando colocamos uma panela de água para ferver.Isso é chamado Ebulição. Cada substância tem  seu ponto de fusão a pressão atmosférica normal , isto é, no nível do mar(1atm).Quanto maior a altitude, menor o ponto de ebulição.Por exemplo, aqui a água ferve mais rápido do que no litoral. A 1atm a água entra em ebulição a 100ºC . Quando uma substancia passa do estado líquido para gasoso de forma violenta e brusca, é chamado Calefação.Ex: quando jogamos água em um chapa super-aquecida.
Condensação é quando uma substância muda do estado gasoso para líquido. Ex, quando deixa mos um copo de água gelada por um tempo fora da geladeira e o vapor de água se condensa ao bater na superfície fria.
Sublimação: transformação do estado sólido para gasoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário