quarta-feira, 30 de maio de 2012

Não gosto de dizer Adeus..

Não gosto de dizer Adeus
Prefiro dizer até logo.
Pelo puco tempo que ficamos juntos criamos um vínculo de carinho e amizade.
Espero encontrar vocês bem, formados, quem sabe fazendo uma maravilhosa faculdade e realizados profissionalmente.
Continuem a estudar bastante com os livros que dei
Quem sabe venha uma professora até melhor do que eu para vocês.
Talvez, quem sabe, eu darei aulas a vocês de biologia no primeiro ano do ensino Médio..
Bjs para todos....
Professora
Cibele

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Correção dos Exercícios 1 a 7 do livro:

1-Os passageiros estão: em movimento em relação a um referencial no ambiente externo(calçada , edificações, postes.);em repouso em relação ao ônibus no qual viajam.

2-Calculando a velocidade de um corpo dividindo a distância que ele percorreu pelo seu tempo de percurso.

3-Usamos a formula =∆S/∆t
81m/3s
Vm=27m/s



4- O carro é mais rápido : 20m/s x3,6=72Km/h

5-Usando-se a formula:


Vm=∆S/∆t
∆S=Vm.∆t
∆S=60 Km/h x 1,5h=90Km/h
A distancia percorrida pelo trem foi de 90km

6-Usando-se a formula 
Vm=∆S/∆t
∆t=∆S/Vm
∆t=1,5 Km/54km/h
∆t=0,028h=1,7min

Nesse percurso o ônibus gasta aproximadamente 1,7 min

7-Usando-se a formula 
Vm=∆S/∆t
∆t=∆S/Vm
∆t=150000000km/300.000ms
∆t=500s= 8,33min=8 min e 20 s
Um raio de luz demora 8,33 min para chegar a Terra


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Video explicativo sobre o Movimento Uniforme

Movimento Uniforme

O Movimento Retilíneo e Uniforme, conforme vimos em aula, é um movimento no qual a velocidade se matem constante
 A função é a seguinte:
                                                     S=Si+v.t

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Átomos - Elementos constituíntes da matéria - Parte 3 (Profº André Luiz).

Átomos - Elementos constituíntes da matéria - Parte 2 (Profº André Luiz).

Átomos - Elementos constituíntes da matéria - Parte 2 (Profº André Luiz).



Essa é a continuação!!

Átomos - Elementos constituíntes da matéria - Parte 1 (Profº André Luiz).

Funk Do Modelo Atomico



Pra quem gosta de Funk, vamos estudar o Funk do Modelo Atômico!

Tudo se transforma, Substâncias Químicas, História dos elementos químicos

Aulas de sexta dia 11/05- Transformação de Km/h em m/ e de m/s em


Aula de 11/05

O que é Mecânica? Quando um corpo está em repouso ou em Movimento?O que é deslocamento?
 A mecânica é a parte da Física que estuda o  movimento, como o equilíbrio dos corpos e as forças que osa provocam.
Para dizer se um corpo está em repouso ou em Movimento precisamos sempre levar em conta o Referencial.
Se a posição do objeto não muda de lugar com o passar do tempo em relação ao Referencial, dizemos que ele está em repouso.
Se um corpo muda de lugar com o passar do tempo em relação a determinado referencial, o objeto está em movimento.
Posição: é a localização de um objeto segundo a um referencial adotado

Variação da posição: é o deslocamento: a diferença de posição ocupada pelo móvel, escrito da seguinte maneira
∆S= S- S0

 
 



∆t= t- t0

 
Intervalo de Tempo: é o tempo transcorrido entre dois instantes considerados.




Velocidade Média: Variação da posição dividida pelo Intervalo de tempo:
                                                     ∆V=∆S/∆t
Unidades usadas:
Para medir o espaço, usamos geralmente Kilômetros (Km) ou metros(m): 1Km=1000m
Para medir o tempo usamos Horas , minutos ou segundos

1hora=60minutos        1minuto =60 segundos       1hora= 3600segundos

A Velocidade é medida em Km/h ou em m/s
Para transformar Km/h em m/s dividimos por 3,6
Para transformar m/s em Km/h , multiplicamos por 3,6

A História da Tabela Periódica


história da tabela periódica começa em 1817 com as "lei das tríades" de Johann Wolfgang Döbereiner e termina com a disposição sistemática de Dmitri Mendeleiev eLothar Meyer.
Um pré-requisito necessário para construção da tabela periódica, foi a descoberta individual dos elementos químicos. Embora os elementos, tais como ouro (Au), prata(Ag), estanho (Sn), cobre (Cu), chumbo (Pb) e mercúrio (Hg) fossem conhecidos desde a antiguidade. A primeira descoberta científica de um elemento, ocorreu em 1669, quando o alquimista Henning Brand descobriu o fósforo.
Durante os duzentos anos seguintes, um grande volume de conhecimento relativo às propriedades dos elementos e seus compostos, foram adquiridos pelos químicos. Com o aumento do número de elementos descobertos, os cientistas iniciaram a investigação de modelos para reconhecer as propriedades e desenvolver esquemas de classificação.
A primeira classificação, foi a divisão dos elementos em metais e não-metais. Isso possibilitou a antecipação das propriedades de outros elementos, determinando assim, se seriam ou não metálicos.

[editar]As primeiras tentativas

A lista de elementos químicos, que tinham suas massas atômicas conhecidas, foi preparada por John Dalton no início do século XIX. Muitas das massas atômicas adotadas por Dalton, estavam longe dos valores atuais, devido a ocorrência de erros na tabela. Os erros foram corrigidos por outros cientistas, e o desenvolvimento de tabelas dos elementos e suas massas atômicas, centralizaram o estudo sistemático da química.
Os elementos não estavam listados em qualquer arranjo ou modelo periódico, mas simplesmente ordenados em ordem crescente de massa atômica, cada um com suas propriedades e seus compostos.
Os químicos, ao estudar essa lista, concluíram que ela não estava muito clara. Os elementos cloro, bromo e iodo, que tinham propriedades químicas semelhantes, tinham suas massas atômicas muito separadas.
Em 1829, Johann W. Döbereiner teve a primeira ideia, com sucesso parcial, de agrupar os elementos em três - ou tríades. Essas tríades também estavam separadas pelas massas atômicas, mas com propriedades químicas muito semelhantes.
A massa atômica do elemento central da tríade, era supostamente a média das massas atômicas do primeiro e terceiro membros. Lamentavelmente, muitos dos metais não podiam ser agrupados em tríades. Os elementos cloro, bromo e iodo eram uma tríade,lítio,sódio e potássio formavam outros.

[editar]A segunda tentativa

O segundo modelo foi sugerido em 1864 por John A.R. Newlands (professor de química no City College em Londres). Sugerindo que os elementos poderiam ser arranjados comparativamente a uma escala musical. Como em uma escala musical, existe uma repetição das notas a cada oitava, os elementos químicos teriam uma repetição periódica.
Este modelo colocou o elemento lítio, sódio e potássio juntos. Esquecendo o grupo dos elementos cloro, bromo e iodo, e os metais comuns como o ferro e o cobre. A ideia de Newlands foi ridicularizada pela analogia com os sete intervalos da escala musical. AChemical Society recusou a publicação do seu trabalho periódico (Journal of the Chemical Society).
A base teórica na qual os elementos químicos estão arranjados atualmente - número atômico e teoria quântica - era desconhecida naquela época e permaneceu assim por várias décadas. A organização da tabela periódica, foi desenvolvida não teoricamente, mas com base na observação química de seus compostos, por Dmitri Mendeleiev.

Mendeleiev - grande contribuinte na elaboração da TP.

[editar]A tabela periódica, segundo Mendeleiev

Dmitri Mendeleiev (1834 – 1907) nasceu em Tobolsk, na Rússia, sendo o mais novo de dezessete irmãos. Mendeleev formou-se em química na Universidade de São Petersburgo, trabalhou na AlemanhaFrança e nos Estados Unidos. Escreveu um livro de química orgânica em 1869.
Em 1869, enquanto escrevia seu livro de química inorgânica, organizou os elementos na forma da tabela periódica atual, paralelamente a Mendeleiev, o alemão Lothar Meyertambém desenvolvia um trabalho semelhante em seu país. Mendeleiev criou uma carta para cada um dos 63 elementos conhecidos. Cada carta continha o símbolo do elemento, a massa atômica e suas propriedades químicas e físicas. Colocando as cartas em uma mesa, organizou-as em ordem crescente de suas massas atômicas, agrupando-as em elementos de propriedades semelhantes. Formou-se então a tabela periódica.
A Importância da tabela de Mendeleiev sobre as outras é que esta exibia semelhanças, não apenas em pequenos conjuntos, como as tríades. Mostravam semelhanças numa rede de relações vertical, horizontal e diagonal. A partir deste fator, Mendeleiev conseguiu prever algumas propriedades (pontos de fusão e ebulição, densidade, dureza, retículo cristalino, óxidos, cloretos) de elementos químicos que ainda não haviam sido descobertos em sua época. Devido a esta previsibilidade, o trabalho de Mendeleiev foi amplamente aceito, sendo assim considerado o pai da tabela periódica atual, mas de maneira justa, tanto ele quanto o seu correlato alemão, Meyer, são os verdadeiros pais da atual classificação periódica.

[editar]A descoberta do número atômico

Em 1913, o cientista britânico Henry Moseley descobriu que o número de prótons no núcleo de um determinado átomo era sempre o mesmo. Moseley usou essa idéia para o número atômico de cada átomo. Quando os átomos foram arranjados de acordo com o aumento do número atômico, os problemas existentes na tabela de Mendeleiev desapareceram. Devido ao trabalho de Moseley, a tabela periódica moderna esta baseada no número atômico dos elementos.
A tabela atual difere bastante da de Mendeleiev. Com o passar do tempo, os químicos foram melhorando a tabela periódica moderna, aplicando novos dados, como as descobertas de novos elementos ou um número mais preciso na massa atômica, e rearranjando os existentes, sempre em função dos conceitos originais.

[editar]As últimas modificações

O último elemento que ocorre na natureza a ser descoberto, em 1925, foi o rénio. Desde então, os novos elementos que entraram para a tabela periódica foram produzidos pelos cientistas, através da fusão de átomos de diferentes substâncias.
A última maior troca na tabela, resultou do trabalho de Glenn Seaborg, na década de 1950. À partir da descoberta do plutônio em 1940, Seaborg descobriu todos os elementos transurânicos (do número atômico 94 até 102). Reconfigurou a tabela periódica colocando a série dos actnídeos abaixo da série dos lantanídios.
Em 1951, Seaborg recebeu o Prêmio Nobel em química, pelo seu trabalho, e sua pesquisa. O elemento 106 tabela periódica é chamado seabórgio, em sua homenagem.
O sistema de numeração dos grupos da tabela periódica, usados atualmente, são recomendados pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). A numeração é feita em algarismos arábicos de 1 a 18, começando a numeração da esquerda para a direita, sendo o grupo 1, o dos metais alcalinos e o 18, o dos gases nobres.
A história da tabela periódica é tambem uma história da descoberta dos elementos químicos. A IUPAC[1] sugere cinco "principais períodos de descobertas":
Periodic table discovery periods.png
  • Antes de 1800 (36 elementos): descobertas da antiguidade, da Alquimia e dos primordios da Quimica (descoberta do oxigenio).
  • 1800-1849 (+22 elementos): impulso das revoluções científica (Química como ciência) e Industrial.
  • 1850-1899 (+27 elementos): época da classificação dos elementos e impulso da espectroscopia.
  • 1900-1949 (+13 elementos): impulso das teorias quânticas.
  • 1950-1999 (+15 elementos): época da bomba atômica e da Física de partículas.



Revisão sobre os átomos


Entre os séculos 12 a.C e 6 a.C, na Grécia Antiga, os seres humanos procuravam explicar o mundo ao seu redor e as coisas que nele havia recorrendo à mitologia, criando deuses e heróis fantásticos que, em tempos imemoriais, tinham criado tudo o que existia.

A partir do século 5 a.C., porém, as explicações mitológicas já não pareciam satisfatórias. Os pensadores ou filósofosdesejavam novas explicações para o mundo, que se baseassem em causas naturais.

Um desses filósofos, Empédocles (490-430 a.C.), afirmava que tudo o que existia na Terra era composto por quatro elementos ou "raízes eternas": a água, o ar, a terra e o fogo, que se misturavam em diferentes concentrações. Essas misturas se sujeitavam à ação do amor e do ódio, que organizavam e desorganizavam os quatro elementos básicos. Assim, segundo ele, formavam-se todos os componentes do universo.

Desse modo, tudo o que se encontrava no estado sólido era classificado como terra, fosse pedra, madeira, metal ou mesmo gelo. Já todos os gases - fumaça, nuvens, neblina - eram considerados como ar. Os líquidos, como o sangue ou o vinho, por exemplo, eram enquadrados na categoria de água. Quanto ao fogo, sua definição era mais difícil de ser feita, embora fossem percebidas suas características, como a luminosidade, o calor e o movimento.

De acordo com essa concepção antiga, bastava um elemento mudar de estado físico que já passava a ser considerado outro. Evidentemente, essas idéias estavam longe de chegar a uma explicação clara do que ocorre na realidade. E muitos séculos se passariam até chegarmos ao conhecimento científico de que dispomos hoje. Para isso, foram necessárias muitas descobertas e reflexões.

Os gases e o flogístico

No século 17 de nossa Era, o belga Van Helmont (1580-1644) descobriu que a fumaça produzida na combustão de sólidos e fluidos era diferente do ar e do vapor d'água. Para essa fumaça ele deu o nome de "gás". Esse cientista, um dos pioneiros da química, também demonstrou a existência de vários tipos de gases.

Para tentar explicar o fogo, em 1723, o físico alemão Georg Ernest Stahl (1660-1734) publicou um livro conhecido como "Os Fundamentos da Química", no qual lançava suas idéias sobre o "princípio do fogo", que chamava de "flogístico". Tratava-se, segundo Stahl, de um elemento imponderável e inapreensível, contido em todos os corpos combustíveis, ou seja, que queimam ou pegam fogo.

Sua crença era a seguinte: quando entram em combustão, os corpos perdem o flogístico. Por não possuí-lo mais, após a queima, eles perdem a propriedade de combustão. Essas idéias vigoraram desde o final do século 17 até o começo do 18. Foi quando o francês Antoine Lavoisier (1743-1794) conseguiu explicar o que não era explicável pela teoria do flogístico:

a) o fato de a queima de um corpo cessar no interior de um recipiente fechado;
b) a diminuição de massa que ocorre na queima do papel, porque quase todos os produtos dessa combustão são gases que se dispersam na atmosfera;
c) o aumento do peso dos metais após a combustão, pois eles "absorvem" oxigênio e com isso ganham massa.

Os estados físicos da matéria

Essa nova compreensão, aprimorada, do processo de combustão permitiu identificar o que chamamos hoje de os três estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso. Com esse novo conhecimento, foi possível entender que o gelo não era terra - como pensava Empédocles, lembra? - mas água no estado sólido. Assim também, a fumaça que saía da água durante a fervura era a mesma água, só que no estado gasoso.

Aos poucos, os pesquisadores foram percebendo que era possível extrair alguns materiais de outros, embora houvesse também materiais dos quais não se podia extrair mais nada. Por exemplo, pode-se extrair carvão da madeira ou até da carne, mas é impossível extrair carne ou madeira do carvão, do qual não se extrai mais nada.

Através de vários experimentos com a água, Lavoisier percebeu que ela se dividia em dois elementos, o oxigênio e o hidrogênio. Com esse e muitos outros experimentos, ele conseguiu listar 33 dos elementos químicos que conhecemos hoje.

Elementos químicos são conjuntos de átomos de mesma característica. Quando se agrupam, os átomos desses elementos formam as substâncias químicas. O exemplo é a própria água, que é uma substância formada por dois átomos do elemento hidrogênio e um do oxigênio (H2O).

Letras do alfabeto

Depois de Lavoisier, novos elementos químicos foram sendo descobertos. No século 19, já eram conhecidos cerca de 60. Atualmente, são conhecidos 116 elementos químicos, sendo 90 naturais e os restantes produzidos em laboratório pelo ser humano. Mas o que explica a existência dessa variedade tão grande de substâncias ou materiais no mundo? A resposta, na verdade, é bem simples.

Vamos fazer uma comparação... Quantas palavras podemos escrever com as 27 letras do alfabeto? Podemos escrever um número enorme de palavras, com as letras que representam os sons do nosso idioma; outras tantas, com as que representam sons utilizados nos outros idiomas; ou até mesmo combiná-las aleatoriamente, de modo que não tenham sentido nenhum. Mas o que nos interessa é a idéia de agrupar. Cada grupamento de letra tem um sentido e uma função diferentes, quando os grupos forem diferentes.

Na natureza ocorre exatamente a mesma coisa. Só que as letras da natureza são os átomos. Com os 116 tipos diferentes de átomos existentes, que se agrupam de diferentes maneiras, são formados os diferentes materiais ou substâncias que conhecemos: vidro, plástico, cera, algodão, madeira, açúcar, cobre...

Fenômenos físicos e fenômenos químicos

Voltemos então ao velho problema da Antigüidade: o fogo. Quando queimamos um pedaço de madeira - como dissemos - parte de sua massa é transformada em vapor d'água e em gases diversos, além de fuligem e carvão.

Para ocorrer a combustão, é necessária a existência de um combustível (o material a ser queimado - a lenha), um comburente (o material que garante a existência do fogo - o oxigênio) e uma energia que dê início ao processo (a energia inicial - riscar um fósforo, por exemplo).

Quando a combustão acontece, essas substâncias sofrem um desarranjo e um novo arranjo de seus átomos, transformando-se quimicamente. E sempre que ocorre um desarranjo e um novo arranjo dos grupamentos atômicos, ocorre também uma transformação dos tipos de energia.

Assim, na combustão, a energia química se transforma em calor e luz (ou energia térmica e luminosa).

Pois bem, quando ocorre uma transformação ou modificação em um grupamento atômico, esse fenômeno é conhecido como fenômeno químico. Quando a transformação é apenas energética, chamamos isso de fenômeno físico, como na mudança de estado físico da água.

Levando tudo isso em consideração, é possível compreender a famosa frase de Antoine Lavoisier, que ficou conhecida como Lei da conservação da massa:

"Na natureza nada se cria, nada se perde: tudo se transforma".
*Maria Sílvia Abrão é bióloga, pós-graduada em fisiologia pela Universidade de São Paulo e professora de ciências da Escola Vera Cruz (Associação Universitária Interamericana).

Tabela Periódica

Aqui está um link sobre a Tabela Periódica
http://www.tabelaperiodicacompleta.com/
Jogo sobre a Tabela Periódica muito legal!!!http://nautilus.fis.uc.pt/cec/jogostp/jogos/adivinhas/index.html

domingo, 6 de maio de 2012

Cotuca-Colégio Técnico de Campinas

Queridos alunos, para saber sobre o caléndário de inscrição para o Vestibulinho do COTUCA, acesse essa pagina para ver o Calendário
Abraços.

http://examesel.cotuca.unicamp.br/calendario.aspx

COTIL- Colégio Técnico de Limeira

O Colégio Técnico de Limeira - COTIL - é uma unidade de ensino da UNICAMP (Universidade
Estadual de Campinas) e o ingresso se faz por Exame de Seleção (Vestibulinho), realizado 
no final do ano, com inscrições, geralmente, nos meses de setembro e outubro. Eventualmente, ocorrendo vagas provenientes de transferências ou desistências, é realizado um processo seletivo para vagas remanescentes no ensino médio.
http://www.cotil.unicamp.br

Bjs, meu queridinhos alunos!!!

Vestibulinho para Curso Técnico


VESTIBULINHO - 2º SEMESTRE / 2012

CALENDÁRIO
Inscrições de 27/04 até as 15h do dia 17/05/2012
Inscrições SOMENTE pela INTERNET através do site www.vestibulinhoetec.com.br

Data do EXAME: 17/06/2012
CALENDÁRIO COMPLETO VESTIBULINHO
De 27/04 até às 15h do dia 17/05/12 - Inscrições do Processo Seletivo
11/06/12 - Divulgação dos locais de Exame
17/06/12 (domingo), às 13h30min - Exame
17/06/12 (domingo), a partir das 18h - Divulgação do gabarito oficial
13/07/12 - Divulgação da lista de classificação geral para os candidatos inscritos nos demais Cursos do Ensino Técnico
16 e 17/07/12 - Divulgação da 1ª lista de convocação e matrícula
18 e 19/07/12 - Divulgação da 2ª lista de convocação e matrícula
20/07/12 - Divulgação da 3ª lista de convocação e matrícula
23/07/12 - Divulgação da 4ª lista de convocação e matrícula
24/07/12 - Divulgação da 5ª lista de convocação e matrícula

Valor da taxa de inscrição
R$ 25,00 (vinte e cinco reais), para o 1º Módulo do Ensino Técnico (Vestibulinho).
Ensino Técnico

Período Cursos Vagas Tarde
Administração 40
Eventos 40
Química 40

Período Cursos Vagas Noite
Eletroeletrônica 40
Logística 40
Mecânica 40
Metalurgia 40
Nutrição e Dietética 40

Extensão I - EE Gabriel Pozzi

Período Cursos Vagas Noite
Contabilidade 40

Extensão II - EE Célio Rodrigues Alves - Cosmópolis
Período Cursos Vagas Noite
Logística 35

"Não deixe para a última hora"
Abraços a todos Vocês!!!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Respostas dos Exercícios sobre Propriedades da Matéria


Matéria e Propriedades

Mapa de Conceitos pag 31
Respostas:

1-gasoso
2-1 Atmosfera ou 1atm
3-Estado líquido
4-solidificação
5-Estado Líquido
6-Ebulição
7-Liquefação
8-Estado Gasoso
9-Sublimação
10-Volume
*água
∆-fórmula


Resposta dos Exercícios da pag 33
1-I) quando as gotículas de água no estadp Líquido formam flocos de neve ou granizo
II)Quando a água líquida do solo das superfícies aquáticas passa para a tmosfera em forma de vapor (evaporação).
III)Quando o vapor de água encontra camadas mais frias na atmosfera e se transforma em gotículas de água líquida
IV)quando na Superfície Terrestre a neve ou gelo (água no estado sólido) se transforma em água líquida
2)ao ferver, a água passa do estado líquido para o estado gasoso por ebulição; uma vez no ar, o vapor de água encontra a atmosfera mais fria próxima ao bico da chaleira e se condensa, isto é passa para o estado líquido.
3)Trata-se da sublimação, em que ocorre mudança do estado sólido para o estado gasoso. A medida que o naftaleno(nome químico da naftalina), muda de fase, formando vapores tóxicos que matam insetos como baratas e traças, a naftalina vai então diminuindo de tamanho.
4) a)De modo geral, a temperatura ambiente é muito elevada que a temperatura de ebulição do oxigênio.
b)O álcool etílico entra em ebulição primeiro que a água , pois sob mesma pressão, seu ponto de ebulição é mais baixo que o da água.
c)O forno deve operar entre 1535ºC (PF) e 2885ºC . Nessa faixa de temperatura o ferro se apresenta no estado líquido.

5
Substância
pf
pe
estado Físico
Iodeto de Potássio
681
1330
sólido
naftaleno
80
218
sólido
Ferro
1535
2885
solido
Hidrogênio
-259
-183
gasoso
oxigênio
-218
-183
gasoso
acetona
-95
56
líquido
benzeno
5,5
80
líquido





6-a)Considerando que a gravidade é constante, 1kg não varia, portanto as duas porções tem o mesmo peso.
b) Se a densidade do cumbo é maior que a do algodão,  e os dois tem a mesma massa (1kg), o volume de um kg de chumbo deve ser menor que o volume de algodão.